Image Map

20/11/2015

O que é desapego para você?





“ Desapego: Falta de apego, de afeição.
Solto, entregue.
Viver pensando no presente, sem se preocupar com o passado.”

Bom, procurando pelo significado da palavra achei essa definição em um dicionário. Não quis vir aqui falar de desapego sem poder trazer uma explicação curta, mas completa, do assunto. Vivemos em um mundo aonde todo mundo fala de desapego a todo momento, eu sou uma dessas pessoas, mas vejo que alguns não interpretam bem a palavra e nem seguem a risca o seu verdadeiro sentido. Vou mostrar o meu ponto de vista diante dessa palavra.
Desapegar pra mim, é você ter a capacidade de ter uma visão crítica das coisas que estão presentes na sua vida e conseguir discernir o que está fazendo bem e o que está fazendo mal. E poder principalmente ter a capacidade emocional e psicológica de entender que se desfazer do que faz mal, não deve ser enfrentado como ‘perder” alguma coisa. Quando você manda para longe o que te atrasa e te prejudica, você está fazendo uma limpeza na sua vida, tirando o que é negativo e abrindo espaço para que coisas boas aconteçam. Isso pra mim se encaixa perfeitamente bem no que quer dizer desapego, e se você olhar no começo desse texto vai ver que o meu ponto de vista não está indo contra o ponto real da palavra.

O que acontece é que muita gente, aderiu ao desapego, achando que ser desapegado é não se importar, não saber amar, não conseguir demonstrar carinho. E na real, isso não é desapego isso leva o nome de falta de interesse, completamente diferente. Vejo pessoas a todo momento não sabendo desapegar do que realmente merece desapego e se apegando ainda mais ao que merece total desprendimento e  dizendo que ser desapegado é  a coisa mais difícil do mundo. Claro, fazendo essa bagunça toda e não fazendo o que é certo, fica fácil dizer que desapegar é um bicho de sete cabeças.

Digamos que eu sempre tive habilidade de não seguir em frente com coisas sem futuro, mas antes eu sempre fazia um “teste” para ver se tinha futuro ou não, coisa que todo mundo tem que fazer, você não pode dizer que se fulano seguir por aquela rua  vai encontrar um muro,  não vai conseguir ir a diante e terá que voltar, caso ninguém tenha constatado que isso é verdade. A mesma coisa acontece com os relacionamentos, planos, sonhos, você não pode dizer que não dariam certo se você não tentou, agora caso tenha tentado e feito o seu melhor e isso não deu em nada aí sim, é hora de seguir em frente, é a hora de desapegar, de deixar ir aquilo que não vai te trazer nada de bom ir embora.

Mas por favor, não deixe ir coisas boas só porque o desapego está na moda. Se estiver bom, se houver amor, força, dedicação, se apega mas se apega com vontade, agradece, vive, sinta, ame! O que é bom é raro, pronto, essa é a verdade. Use o desapego quando ele for pedido em sua vida, não o use e perca coisas de valor só porque meio mundo está fazendo isso. Com certeza eles tem motivo para praticarem o desapego de alguma coisa, mas você que está aí vivendo as mil maravilhas, vai se desapegar de que? Não misture as coisas.

O desapego é bem vindo nos bens materiais, nas coisas do passado, nos amores que não deram certo, nos sonhos frustrados, nas decepções, nessas coisas sim, você pratica o desapego em qualquer hora da sua vida. Mas se as coisas estiverem bem, deixa o desapego guardado para ser usado caso alguma coisa dê errado. Mas não crie pretextos para usá-lo, viva intensamente cada momento da sua vida, e saiba usar as armas do desapego na hora certa. Assim você vai ver que o desapego só tem a acrescentar na sua vida e no seu futuro, quando você ver que soube deixar no passado o que não merecia fazer parte do seu presente.

Vou deixar essa pergunta para você que está lendo:
O que é desapego para você?
Responda aí nos comentários!

Beijos, fiquem com Deus e até mais!

14 comentários:

  1. Adorei o texto, também penso como você. Acho que desapego é saber viver sem amarras e não DEIXAR de viver :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que linda, obrigada pelo comentário e por ter deixado sua opinião. Beijo grande!

      Excluir
  2. Adorei o texto e concordo.
    Quem desapega é porque o excesso de carinho, amor e consideração dados de livre e espontânea vontade a uma outra pessoa não teve os efeitos e nem retornos que esperávamos, de certa forma.
    Acredito que somente devíamos nos desapegar "daquilo" que nos machuca, nos faz chorar mais do que queríamos ou merecíamos, enfim... (:

    Beijos.

    oeraumavezdeverdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua opinião sobre assunto só tem a acrescentar. Muito obrigada pelo comentário. Beijos!

      Excluir
  3. Oi flor, adorei o seu ponto de vista sobre desapegar!
    Pra mim desapego é você parar de querer tudo e ficar Com o que é essencial na sua vida, é você desapegar de querer sempre mais e mais e valorizar o que já tem!
    Um xêro! E toda criatividade do mundo pra ti! <3
    P.S: Paloma W. Alves

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada por ter vindo aqui e deixado sua opinião. Concordo com você! Beijos.

      Excluir
  4. Desapego é uma coisa muito difícil mesmo né :s
    Quer dizer, como saber se me faz mal ou bem!? Uma vez li em algum lugar que para saber se algo lhe faz bem ou mal, temos que ver para qual lado da balança ele pesa mais, pois não existe um todo mal nem o contrário. Achei bem válido na hora mas na prática pesa mais do que parece kk
    Adorei o post, estou passando por algo que preciso resolver se é bom ou ruim para mim..
    beijos
    Ganurb

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bru!
      Toda vez que precisamos tomar decisões é difícil, mas força aí e espero que decida o que é melhor para você. Beijos grande!

      Excluir
  5. Desapego é algo muito difícil mesmo. Super concordo com o que você disse sobre a diferença de desapego e indiferença.
    Pra mim é um pouco difícil me desapegar porque sou uma pessoa difícil de me apegar. Acho que quem se apega com mais facilidade consegue se desapegar mais rápido.
    Discernimento é algo essencial nas nossas vidas, é uma pena que muitos tenham que apanhar bastante antes de aprender... E há aqueles que nunca aprendem.
    Acho que faz parte! KKK
    Beijos, Thay!

    http://isabellanogueiraproenca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bella!
      Tem gente que quebra a cara sempre mas nunca aprende, acontece haha.
      Beijos!

      Excluir
  6. Ótimo texto.
    Devemos nos apegar cada dia mais nas coisas boas e desapegar daquelas que não vão nos fazer tão bem,
    Desapegar pra mim é entender que nossa vida é cheia de fases, e pra que uma nova fase comece nas nossas vidas devemos nos desapegar do nosso passado, deixar pra trás tudo que nos feriu, colocar na bagagem nosso aprendizado e fazer um novo futuro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruno!
      Verdade, sua opinião se iguala a minha, cada fase da vida tem a sua importância mas quando as coisas mudam, temos que nos desapegar do passado. Obrigada pelo comentário. Beijos!

      Excluir
  7. Oi querida! Adorei o tema. Pensei em escrever sobre também. Já leu os livros da Isabela Freitas? Se não, recomendo. Tô super viciada nos livros e na série que estreou no Fantástico.
    Enfim. Desapegar é entender que nada é maior que seu amor-próprio. A vida segue, independente do que perdemos.
    www.chadefirulas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Laís, que bom te ver por aqui.
      Eu amo os livros da Isabela a forma como ela fala do desapego e do amor próprio são maravilhosas.
      Beijos!

      Excluir

Obrigada por ler o post, espero que tenha gostado. Deixe o link do seu blog para retribuir a visita.Venha mais vezes por aqui, vai ser um prazer ter você como leitor(a).

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


Sonhos na bolsa © 2015-2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Thayná Soares.
Desenvolvido por:
imagem-logo